Reunião de divulgação e discussão sobre as atividades desenvolvidas durante a realização do Projeto Novos Rostos, com parceiros da associação e/ou do Projeto

10-12-2014 18:12

O projeto Novos Rostos que a Associação Sementes de Esperança abraçou, desenvolveu-se desde Dezembro de 2013, terminou no transato mês de Novembro de 2014.

Nesse contexto, realizou-se uma reunião na sede da Associação Sementes de Esperança, no dia 03/12/14, com a presença de vários parceiros da mesma e/ou do projeto, no sentido de divulgar junto dos mesmos as atividades desenvolvidas durante o referido projeto, discutir e refletir com estes sobre os resultados alcançados e desvios observados. e ainda sobre a proposta de atividades a desenvolver para dar continuidade ao projeto.

Tendo sido desenvolvidas uma multiplicidade de atividades do projeto, envolvendo todas as componentes do mesmo (campanhas, ações de sensibilização, oficinas de tolerância, liberdade e não discriminação e gabinete de apoio às vítimas de violência doméstica), concluiu-se que os resultados alcançados foram muito bons, já que se envolveu uma percentagem bastante elevada da comunuidade local (incuindo idosos, crianças e jovens em contexto escolar e mulheres vítimas de violência doméstica). Também existiram alguns desvios pouco significativos, contribuiu-se de modo decisivo para a boa governação na área do trabalho articulado e combate às questões sociais, que neste século XXI ainda perduram e no concelho de Portel são bastante sintomáticas, concretamente no que toca às desigualdades sociais, de género, violência (doméstica) e todas as formas de discriminação.

Relativamente às atividades propostas às parcerias ativas e não ativas, com vista à continuidade das mesmas pós-projeto, conclui-se da sua extrema importância, recorrendo a fundos próprios das entidades, a a projetos financiados pelo novo quadro comunitário de apoio, ao voluntariado, assente num trabalho concertado em rede.

Conclui-se ainda que  este projeto não deve fechar um ciclo, pelo fato de ter terminado o respetivo financiamento, porque a sua continuidade é vital para o progresso da comunidade do concelho de Portel, uma vez que foi um projeto pioneiro e uma experiência bastante positiva e geradora de novas  mentalidades nestes domínios tão frágeis e dificeis de trabalhar como foram os que abraçou.

Novos Rostos, possibilitou não só mudanças, oportunidades e novas faces neste Concelho Alentejano.